Cirurgia Buco Maxilo-Facial

O que é cirurgia Buco - Maxilo - Facial?

Tratamento de alteraçoes paranasais da face, maxila, mandibula e área interna da boca.

Os cirurgiões buco-maxilo-faciais são especializados em transtornos da boca, dentes, maxilares e estruturas faciais. Eles cuidam de pessoas com problemas de dente do siso, dor facial e desalinhamento maxilar. Eles tratam de vitimas de acidentes que sofreram injúrias faciais, oferecendo-lhes soluções reconstrutivas e cosméticas. Eles também se ocupam em tratar  crianças nascidas com má-formação maxilar e de pacientes com câncer. Seus cuidados estendem-se à saúde global de seus pacientes.

Quando os maxilares de um indivíduo não atingem seu crescimento de modo adequado, dificultando tanto funcionais quanto psicológicos podem ser vivenciadas.

Funcionalmente, essa anormalidade poderá interferi com a mastigação adequada, criar dificuldades de deglutição,causar uma fala defeituosa , resultando em respiração bucal crônica elevando à dor maxilar.Dificuldades psicológicas que podem acompanhar esse tipo de problema também devem ser consideradas .

Algumas anormalidades envolver apenas o desalinhamento dental e podem ser corrigidas ortodonticamente com diferentes aparatos.Problemas mais sérios podem requerer cirurgias que movam completa ou parcialmente a maxila, a mandíbula ou ambos para um posição mais favorável. A correção cirúrgica de anormalidades maxilares (cirurgia ortognática) é empreendida após um estudo completo e detalhado e uma consulta com o ortodontista e com o reabilitador oral.Uma vez determinada a natureza precisa da anormalidade,a estratégia cirúrgica é definida e um desfecho (prognóstico) razoavelmente estabelecido. A cirurgia pode ser em âmbito hospitalar ou ambulatorial, sob anestesia geral . A cirurgia maxilar corretiva movimenta os dentes e maxilares para uma nova posição , mais balanceada funcionalmente e mais saudável.

Ajudando usuários de dentaduras a encontrar o encaixe perfeito

Estima-se que 24 milhões de americanos sejam totalmente desdentados.Quase a metade da população adulta tem pelo menos um dente perdido. Quando alguém está a ponto de fazer uma dentadura pela primeira vez,um cirurgião buco-  maxilo-facial pode corrigir irregularidades ósseas e de tecido mole dos maxilares, proporcionando uma base sólida para a dentadura. Usuários de longo prazo de dentaduras freqüente sofrem considerável perda de óssea ,levando ao desajuste das mesmas .Nos casos de reabsorção severa do ossos maxilar um cirurgião buco-maxilo-facial pode recomendar um enxerto óssea e adicionar osso onde pouco dele restou. Check-ups regulares podem assegurar o encaixe adequado da dentadura,o que preservará a saúde bucal.

Diminuindo o trauma ou a injúria facial


Em função da sua formação odontológica, o um cirurgião buco- maxilo-facial é excepcionalmente qualificado para lidar com qualquer injúria da face,maxilares, boca ou dentes.Cortes ou lacerações em qualquer região da face requerem meticulosa atenção. Se for necessária uma suture, o reposicionamento deve ser preciso para assegurar um perfeito resultado estético .

Quando há fratura dos ossos faciais, um cirurgião oral e maxilo-facial a experiente e bem treinado é impagável. Diante de um maxilar fraturado, apoios metálicos podem ser ligados aos dentes e fios ortodônticos ou elásticos rígidos podem ser usados para manter os maxilares em posição, permitindo a reparação óssea.Pacientes com poucos ou nenhum dente podem requerer dentaduras ou contenções dentais especiais para alinhar a fixar a fratura.Fraturas severas podem requerer cirurgia para ossos fraturados por meio de fios ou de placas.

Tudo que você sentirá é alívio

Dor é um sinal seguro de que algo está errado.Infelizmente, o medo da dor freqüentemente impede que as pessoas o cuidado oral necessário. O cirurgião oral e maxilo-facial é treinado mais avançados procedimentos anestésicos e de controle da dor. Durante a cirurgia, uma ou mais dentre os seguintes podem ser utilizados: anestesia local, óxido nitroso, sedação endovenosa e anestesia geral. Antes de qualquer cirurgia, o seu cirurgião buco-maxilo-facial poderá revisar com você o tipo de anestesia a ser usada, assim como o modo que você provavelmente se sentirá durante a operação.O objeto principal é assegurar o maxilo de conforto e segurança ao paciente.

Palavras de sabedoria sobre dente impactado

Um dente que não consegue erupcionar total ou parcialmente através do tecido gengival é denominado dente impacto.

Isso ocorre com freqüência em terceiros molares, também conhecido como dente do siso , uma vez que são os últimos a se desenvolver e aparecer na cavidade oral.Problemas problemas geralmente associados ao dente impacto são inchaço, dor e infecção no tecido gengival circunjacente.Um dente do siso impactado pode causar dano permanente aos dentes adjacentes , gengivas e osso de suporte, levando até à formação de cistos tumores que causam destruição de grandes porções dos maxilares.

Muitos problemas com o dente do siso podem ocorrer com pouca ou nenhuma sintomatologia. Radiografias periódicas da boca permitem a projeção de potencias problemas causados pelo dente do siso.

Cirurgia oral e Dento-Alveolar

Dentes retidos ou inclusos (siso)

Na maioria das pessoas, os dentes do siso começam a aparecer quase ao final dos 18 anos. Em muitos casos, os maxilares não são suficientemente amplos para acomodar os dentes, e eles permanecem retidos ou impactados dentro do osso.

O que acontece se um dente retido não for removido?

Problemas sérios podem ocorrer, tais como infecções, possíveis apinhamento dos dentes adjacentes ou reabsorção das raízes dos dentes vizinhos. Tudo isso acarreta dor e inflamação na gengiva, mandíbula e rosto. Nestas situações o tratamento é mais complicado e os dentes são mais difíceis de serem removidos.

Cirurgia Pré-Protética (para pacientes desdentados)

Depois de vários anos de uso de próteses (dentaduras) pode-se notar que elas não estão bem estabilizadas na boca, pois o osso debaixo da dentadura foi parcialmente reabsorvido (perdido), submetendo o paciente a vexames sociais e físicos, causados pela prótese mal adaptada.

Para resolver estes problemas, existem técnicas cirúrgicas avançadas e materiais modernos (enxertos e substitutos ósseos), para evitar e/ou restaurar as perdas ósseas, devolvendo ao paciente o conforto e a tranqüilidade de poder falar, sorrir e mastigar sem sofrer situações constrangedoras.

Portuguese Chinese (Simplified) Dutch English French German Italian Japanese Russian Spanish

Odontologia