Cirurgia da Orelha

A Cirurgia de Orelha (Otoplastia) é um procedimento cirúrgico feito  para corrigir as orelhas proeminentes e salientes, bem como as orelhas malformadas.

O procedimento envolve a remodelação da cartilagem da orelha usando técnicas de pontuação da cartilagem e contração de sutura e colocando a orelha mais próxima da cabeça.

Por vezes, o excesso de pele é removido por trás da orelha. A cirurgia do ouvido é usada para reposicionar as orelhas salientes para um visual mais equilibrado e simétrico.

O objetivo do procedimento é sempre criar uma forma natural e discreta e as incisões estão escondidas atrás da orelha. A cirurgia pode também  ser usada para reconstruir e remodelar as orelhas que estão malformadas devido a lesões ou defeitos congênitos. 

A cirurgia pode ser realizada tanto em crianças como em adultos. Em crianças, recomendamos que a cirurgia seja feita quando o crescimento da orelha seja suficientemente avançado para que os efeitos da cirurgia sejam duradouros e também, com mais idade, as crianças irão cooperar com seus cuidados pós-operatórios para garantir um resultado satisfatório. Para a maioria das crianças, isso ocorre entre 5 a 6 anos. 

Após a cirurgia é colocado um curativo protetor para minimizar o desconforto e evitar o inchaço. O curativo deverá permanecer na orelha por cerca de 2 semanas para permitir a cura adequada. As atividades normais não precisam ser suspensas e  as atividades esportivas e de esforço deverão ser evitadas por 6 semanas.

Recomenda-se que alguma proteção auditiva seja usada durante 6 semanas após a cirurgia, especialmente à noite, para proteger as orelhas do trauma na fase de cicatrização precoce. A cicatriz do procedimento é imperceptível e fica escondida atrás da orelha.

Portuguese Chinese (Simplified) Dutch English French German Italian Japanese Russian Spanish